Notícias

Chuvas favorecem a proliferação de insetos

Além de alagamentos e aumento de doenças causadas por bactérias e vírus, o período chuvoso também traz um outro risco: a proliferação de insetos e outros animais em zonas urbanas e periurbanas. O período de chuvas mais intensas é propício para a reprodução de insetos, sendo também o principal fator para o aumento no aparecimento de algumas espécies de animais, sobretudo roedores e serpentes.

No caso das serpentes, o que ocorre é que, com a inundação da moradia desses animais, elas têm necessidade de realocar-se para lugares secos e que possibilitem a alimentação, segundo informa a professora e médica veterinária Ana Silvia Sardinha. “O desmatamento e o período chuvoso provocam o alagamento dos seus habitats e favorecem o deslocamento dos animais, principalmente jiboias e sucuris, que vão em busca de abrigo e alimentos”. A reação acaba por ocorrer em cadeia. “Com o grande volume de chuvas inundando os esgotos e alagando várias regiões, os roedores fogem dos seus abrigos e entram nos imóveis, buscando um local seco e adequado para se abrigar. As serpentes vão atrás”, destaca. 

A professora Ana Silvia esclarece que os riscos envolvendo roedores estão relacionados à transmissão de zoonoses – que são doenças e infecções transmitidas para humanos através de animais. Entre essas doenças está a leptospirose, que é uma doença infectocontagiosa que acomete roedores e outros mamíferos e também pode ser transmitida através do contato com a urina desses animais. 

REPRODUÇÃO

Especialista em entomologia, que é o estudo dos insetos, a professora Telma Batista diz que o período chuvoso é a época de reprodução de determinadas espécies de insetos. “Cupins, formigas e grilos fazem o acasalamento nesse período, por isso costumamos vê-los sempre ao redor das lâmpadas”, explica, ao informar que as formigas podem transmitir doenças porque andam em cima de lixo e, aderidos às patas, podem trazer micro-organismos que transmitem doenças. “Já os grilos, além do ruído, podem se alimentar de folhas de pequenos jardins e plantas em vaso. Não transmitem doenças, mas podem também andar no lixo e esgoto e levar nas patas bactérias que transmitem doenças”, esclarece Telma Batista.

CUIDADOS

A principal providência para afastar tanto os insetos quanto os animais que costumam aparecer em período chuvoso é manter a casa sempre limpa e higienizada. O ideal, segundo as especialistas, é manter a residência e locais próximos sempre limpos, descartar lixo nos locais adequados, nunca despejar sacos de lixo em calçadas nem antes da coleta.

A médica veterinária reforça que, no caso das serpentes, especialmente sucuris e jiboias, quando ocorre o encontro com o homem, normalmente o perigo maior é para os animais. “Infelizmente os animais recebem pauladas, água quente e vários tipos de maus-tratos. Caso o encontro ocorra, o indicado é isolar a área e evitar o contato com o animal, enquanto se espera a captura pelo Corpo de Bombeiros ou Batalhão de Polícia Ambiental.”

(Diário do Pará)

Data: Terça-Feira, 13/02/2018, 08:04:11 - Atualizado em 13/02/2018, 09:52:57

As 10 Melhores

Que tiro foi esse

Juju Maronttinni

Fatalmente

De Bobera

Frentista

Gabriel Gava

Frentista

Gabriel Gava

Pesadão

Iza ft Marcelo Falcão

Pesadão

Iza ft Marcelo Falcão

Pega de Solteiro Feliz

Simone e Simaria e Alok

Pega de Solteiro Feliz

Simone e Simaria e Alok

Uma Na Outra

Chyco Salles e Tonynho Santos

Uma Na Outra

Chyco Salles e Tonynho Santos

Poupa da Bunda

Léo Santana

Aceita

Lucas Lima

Aceita

Lucas Lima

Vai Malandra

Anitta Ft. MC Zaac, Maejor ft. Tropkillaz, DJ yuri

Vai Malandra

Anitta Ft. MC Zaac, Maejor ft. Tropkillaz, DJ yuri

Enquete

O Que você Mais Gosta na 99FM ?

  • Música
  • Prêmios
  • Locutores
  • Sacanagem
  • Jornalismo
Ver resultado parcial

Rádio 99 FM

Fone/Fax: (91) 3084-0111 | 3084-0170

Av. Almirante Barroso, 2190, 3º andar, Marco

Belém, PA, 66095-000