Notícias

Chuvas favorecem a proliferação de insetos

Além de alagamentos e aumento de doenças causadas por bactérias e vírus, o período chuvoso também traz um outro risco: a proliferação de insetos e outros animais em zonas urbanas e periurbanas. O período de chuvas mais intensas é propício para a reprodução de insetos, sendo também o principal fator para o aumento no aparecimento de algumas espécies de animais, sobretudo roedores e serpentes.

No caso das serpentes, o que ocorre é que, com a inundação da moradia desses animais, elas têm necessidade de realocar-se para lugares secos e que possibilitem a alimentação, segundo informa a professora e médica veterinária Ana Silvia Sardinha. “O desmatamento e o período chuvoso provocam o alagamento dos seus habitats e favorecem o deslocamento dos animais, principalmente jiboias e sucuris, que vão em busca de abrigo e alimentos”. A reação acaba por ocorrer em cadeia. “Com o grande volume de chuvas inundando os esgotos e alagando várias regiões, os roedores fogem dos seus abrigos e entram nos imóveis, buscando um local seco e adequado para se abrigar. As serpentes vão atrás”, destaca. 

A professora Ana Silvia esclarece que os riscos envolvendo roedores estão relacionados à transmissão de zoonoses – que são doenças e infecções transmitidas para humanos através de animais. Entre essas doenças está a leptospirose, que é uma doença infectocontagiosa que acomete roedores e outros mamíferos e também pode ser transmitida através do contato com a urina desses animais. 

REPRODUÇÃO

Especialista em entomologia, que é o estudo dos insetos, a professora Telma Batista diz que o período chuvoso é a época de reprodução de determinadas espécies de insetos. “Cupins, formigas e grilos fazem o acasalamento nesse período, por isso costumamos vê-los sempre ao redor das lâmpadas”, explica, ao informar que as formigas podem transmitir doenças porque andam em cima de lixo e, aderidos às patas, podem trazer micro-organismos que transmitem doenças. “Já os grilos, além do ruído, podem se alimentar de folhas de pequenos jardins e plantas em vaso. Não transmitem doenças, mas podem também andar no lixo e esgoto e levar nas patas bactérias que transmitem doenças”, esclarece Telma Batista.

CUIDADOS

A principal providência para afastar tanto os insetos quanto os animais que costumam aparecer em período chuvoso é manter a casa sempre limpa e higienizada. O ideal, segundo as especialistas, é manter a residência e locais próximos sempre limpos, descartar lixo nos locais adequados, nunca despejar sacos de lixo em calçadas nem antes da coleta.

A médica veterinária reforça que, no caso das serpentes, especialmente sucuris e jiboias, quando ocorre o encontro com o homem, normalmente o perigo maior é para os animais. “Infelizmente os animais recebem pauladas, água quente e vários tipos de maus-tratos. Caso o encontro ocorra, o indicado é isolar a área e evitar o contato com o animal, enquanto se espera a captura pelo Corpo de Bombeiros ou Batalhão de Polícia Ambiental.”

(Diário do Pará)

Data: Terça-Feira, 13/02/2018, 08:04:11 - Atualizado em 13/02/2018, 09:52:57

As 10 Melhores

Frio na Barriga

Wallas Arrais e Xand Avião

Frio na Barriga

Wallas Arrais e Xand Avião

Chave e Cadeado

Sorriso Maroto

Chave e Cadeado

Sorriso Maroto

Propaganda

Jorge e Mateus

Propaganda

Jorge e Mateus

Dona Maria

Thiago Brava e Jorge

Dona Maria

Thiago Brava e Jorge

Apelido Carinhoso

Gusttavo Lima

Romance com Safadeza

Wesley Safadão e Anitta

Romance com Safadeza

Wesley Safadão e Anitta

Tá Tum Tum

Mc Kevinho e Simone e Simaria

Tá Tum Tum

Mc Kevinho e Simone e Simaria

Ponto Fraco

Thiaguinho

Belém Para

Mc Dourado

Enquete

O Que você Mais Gosta na 99FM ?

  • Música
  • Prêmios
  • Locutores
  • Sacanagem
  • Jornalismo
Ver resultado parcial

Rádio 99 FM

Fone/Fax: (91) 3084-0111 | 3084-0170

Av. Almirante Barroso, 2190, 3º andar, Marco

Belém, PA, 66095-000